Ir para o conteúdo principal

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados apresentados referem-se às percepções do docente em relação à opinião dos docentes sobre o uso das metodologias ativas como ferramenta que visa melhoria na aprendizagem dos alunos em sala de aula, onde conforme as conversas informais:

Os professores 1 e 2 compartilham o mesmo relato “os alunos demonstraram mais interesse pelos assuntos abordados, passaram a pesquisar e questionar mais”, similar aos comentários dos professores 4,5,6 e 7, que acreditam que essa metodologia veio para “facilitar o entendimento dos alunos, ao mesmo tempo que torna as aulas mais atrativas, com trocas de informações e experiências vivenciadas pelos alunos”.

Segundo Martin et al. (2010), a modalidade ativa de aprendizagem representa recurso importante, que demanda ênfase nas relações humanas, ou seja, na troca de informação, no respeito e na comunicação.

Na narrativa dos educadores 3 e 8 “os alunos possuem dificuldades de auto gerenciar seu aprendizado, pois eles não conseguem ver a mesma questão com diferentes olhares”. Conforme Graham (2010), o objetivo é desenvolver a competência e a confiança do aluno no pensamento crítico e analítico e nas habilidades de argumentação e persuasão. Embora as metodologias ativas tenham boa aceitação pelos alunos, os professores comentaram que 60% dos alunos preferem a metodologia tradicional, para eles o docente só ensina quando está a frente do quadro escrevendo.

Na visão do professor 9, “a metodologia ativa tem mais sucesso quando aplicado em turmas pequenas, pois quanto maior o grupo de alunos mais dificultoso se torna desenvolver a dinâmica ativa e haverá um desgaste maior por parte do professor”, o professor enfatiza ainda que “qualquer metodologia usada em uma sala com um número expressivo de alunos compromete a aprendizagem”.

Na fala do docente 10, fica clara a sua percepção frente às metodologias ativas, pois para ele “é um desafio despertar nos alunos a busca por conhecimento e torna-los críticos e reflexivos”, porém, conforme Mitre et al. (2008), a educação contemporânea deve pressupor um discente capaz de autogovernar seu processo de formação, além disso, o professor como um bom líder, deve orientar os alunos para a descoberta de uma visão crítica com aulas mais amplas, questionando, ouvindo, respondendo e fazendo pensar (HBS, 2013).

Ao questionar aos docentes universitários o que são metodologias ativas, 70% acreditam que são estratégias que estimula a participação do aluno e 30% responderam que é a contextualização do conhecimento envolvendo realidade e utilidade na busca de desenvolver competências nos discentes.