Ir para o conteúdo principal

RESULTADOS

Os resultados ainda estão sendo analisados, todavia, dos 589 questionários enviados, foram obtidas 84 respostas. Em relação à primeira pergunta do questionário “Quanto tempo você leciona no Ensino Fundamental 1 (1° a 5° ano)?”, percebemos que a grande maioria das respostas lecionam a mais de 15 anos na rede, nesta modalidade (Gráfico 1).

image-1632500303024.png

Gráfico 1. Tempo no Ensino Fundamental 1.

Conforme observamos no Gráfico 1, acima, verificamos também a poucos docentes lecionam nesta modalidade de ensino, dando a entender que migraram para outra modalidade: Educação Infantil ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em relação à segunda pergunta do questionário, “O que você entende por Educação Financeira?”, alguns docentes associam logo a dinheiro, entretanto algumas das respostas compreenderam o real sentido da Educação Financeira, que pode ser entendida também como “a habilidade que os indivíduos apresentam de fazer escolhas adequadas ao administrar suas finanças pessoais durante o ciclo de sua vida.” (HILL, 2009, apud SOUZA, 2012, p. 29).

Figura 1 e 2.

image-1632500331533.png

Figura 1. Respostas de alguns professores.

image-1632500344256.png

Figura 2. Respostas de alguns professores.

A terceira pergunta do questionário: “De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Educação Financeira deverá ser abordada nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza. O que você acha deste aspecto?” A maioria não soube responder ou deixou respostas um pouco sem compreender o que realmente estava sendo perguntado. Poucos foram o que entenderam e explicaram corretamente, Figura 3.

image-1632500371786.png

Figura 3. Resposta de professores que não entenderam bem o que foi perguntado no questionário.

Como as respostas da terceira pergunta do questionário davam um norte para a resposta da quarta pergunta muitos dos docentes foram enfáticos em responder que já estavam trabalhando em sua sala de aula, outros não responderam a pergunta e alguns disseram que vão estudar sobre a temática para abordar com seus alunos em sala, conforme o Gráfico 2.

image-1632500391256.png

Gráfico 2. Como abordar Educação Financeira na sala de aula.

Apesar dos docentes não terem conhecimento sobre a temática abordada, 25 destes professores responderam que vão estudar. Este fato chama atenção que mesmo sem ter conhecimentos estão abertos a novas aprendizagens, esta tão importante atualmente no país que vivemos.