Ir para o conteúdo principal

CONCLUSÕES

A mudança da aula mecânica com explanações teóricas para aulas com a utilização de metodologias ativas privilegiando a aprendizagem significativa está sendo adotada por várias instituições de ensino superior.

A relação do professor com a aprendizagem mecânica é proveniente de sua formação acadêmica, a mudança dessa concepção é um importante passo para reeducar as instituições de ensino na aplicação de um processo de construção de conhecimento significativo.

Dessa forma, percebe-se a variabilidade e aplicabilidade das metodologias ativas, na qual os docentes reconhecem que tem papel de facilitadores nesse processo didático-pedagógico e com isso, desenvolvem no discente a capacidade de pesquisar e ter uma visão mais crítica sobre o mundo e do seu futuro profissional.

Apesar de 70% dos docentes afirmarem que através das metodologias ativas os alunos obtiveram um resultado satisfatório, pois houve um menor índice de reprovação na disciplina Contabilidade Comercial, 20% dos professores acreditam que o uso de metodologias ativas é somente uma forma de contextualização do conhecimento e 10% têm o uso da prática como um desafio.

Com isso, verificou-se que as metodologias utilizadas (exposição do plano de aula, estudo em grupo, roda de discussão, uso da internet, PBL) mostraram-se adequadas ao conteúdo ministrado, não somente devido às notas obtidas pelos alunos, mas também pela motivação com as atividades foram desenvolvidas por docentes e alunos.

Dessa forma, a maioria dos docentes (70%) da disciplina Contabilidade Comercial da Universidade Alfa têm um perfil inovador e comprometido com o processo de ensino-aprendizagem significativo, ciente que exerce o papel de orientador, capacitando o aluno através de metodologias ativas para que seja responsável pela resolução de problemas e tomada de decisões. Porém, torna-se necessário que se proporcione capacitação pedagógica continuada aos demais docentes (30%) que ainda se sentem inseguros na utilização das metodologias ativas.