Ir para o conteúdo principal
Pesquisa Avançada
Termos da Pesquisa
Tipo de Conteúdo

Correspondências Exatas
Persquisar Tags
Opções de Data
Atualizado depois de
Atualizado antes de
Criado depois de
Criado antes de

Resultado(s) da Pesquisa

249 resultados encontrados

Créditos

Educação e Tecnologias: Experiências, D...

2019 by Atena EditoraCopyright © da Atena EditoraEditora Chefe: Profª Drª Antonella Carvalho de OliveiraDiagramação e Edição de Arte: Lorena PrestesRevisão: Os autores Conselho EditorialProf. Dr. Alan Mario Zuffo – Universidade Federal de Mato Grosso do SulPr...

Apresentação

Educação e Tecnologias: Experiências, D...

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tampouco a sociedade muda”.-Paulo Freire   A obra “Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas” traz capítulos com diversos estudos que se completam na tarefa de contribuir, de forma...

Sobre a organizadora

Educação e Tecnologias: Experiências, D...

GABRIELLA ROSSETTI FERREIRA Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Araraquara, Brasil. Mestra em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual...

RESUMO | ABSTRACT

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

RESUMO: Este texto apresenta reflexões acerca de uma pesquisa bibliográfica em andamento. Tem como objetivo identificar o discurso pedagógico a partir dos estudos e pesquisas acerca das relações entre educação, tecnologia e educação profissional e tecnológica ...

1 | INTRODUÇÃO

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

A questão fundamental da qual parte esta pesquisa é nortear qual ou quais as orientações teóricas constituem o discurso pedagógico nas produções científicas quando o tema tratado é Educação e Tecnologia e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica (...

2 | REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

Para a composição deste estudo, trabalha-se com alguns estudiosos que alicerçam a pesquisa a fim de corroborar com o aprofundamento das questões levantadas. Neste ponto, a revisão foi dividida por categorias. Dentro da categoria Educação e Tecnologia e na busc...

3 | METODOLOGIA

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

A pesquisa em curso possui um caráter descritivo-analítico quanto a seus objetivos sobre as produções acadêmicas extraídas dos periódicos no período entre 2007 a 2017. Gil (2002) já dizia que a pesquisa bibliográfica é elaborada a partir do material já publica...

4 | CONSIDERAÇÕES FINAIS

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

Tantos os referenciais teóricos como a metodologia se integram e objetivam responder ao problema da pesquisa. Portanto, a investigação pretende colaborar no sentido de verificar a trajetória que estes discursos resultantes seguem e que tendências eles assumem....

REFERÊNCIAS

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 1

ARAÚJO, C. H. Discursos Pedagógicos Sobre Os Usos Do Computador Na Educação Escolar (1997-2007). 2008. 177 f. (Mestrado em Educação) Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás. 2008. ______. Elementos Constitutivos do Trabalho Pedagógico na Docência Onlin...

RESUMO | ABSTRACT

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

RESUMO: O tema desta pesquisa é formação docente para o desenvolvimento de competências de utilização de TDIC na Educação Básica. Neste sentido, propõe-se como problema de investigação: Como a formação docente pode desenvolver competências para utilização de T...

1 | INTRODUÇÃO

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

A cibercultura, enquanto condição da sociedade contemporânea (a sociedade da informação), pode influenciar os processos de ensino-aprendizagem. Professores de Educação Básica (PEB) encontram-se diante da demanda pelo desenvolvimento de competências para utiliz...

2 | METODOLOGIA

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

De acordo com Oliveira (2016), a abordagem desta investigação é de caráter qualitativo, pois o foco foi a interpretação de dados obtidos. O autor não intencionou tratá-los de forma estatística, a fim de manter a coerência com a natureza do problema investigado...

3 | COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA UTILIZAÇÃO DE TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

O conceito de competência é complexo, pois há vários aspectos que devem ser considerados no momento de estabelecer a definição do termo. Nesta perspectiva, Tobón (2006, p. 5) conceitua as competências como “procesos complejos de desempeño con idoneidad en un d...

4 | FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA UTILIZAÇÃO DE TDIC

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

As TDIC, ao se disseminarem na sociedade, criaram uma nova forma de cultura, a cibercultura ou cultura digital (LÉVY, 2010). Computadores, smartphones e tablets são exemplos de tecnologias digitais que permitem desenvolver e/ou utilizar a multimídia. Com esta,...

5 | FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA A UTILIZAÇÃO DE TDIC

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

A formação continuada dos PEB que já lecionam também é muito importante. Uma parcela significativa deles concluiu Licenciaturas em épocas nas quais conteúdos teóricos e/ou práticos referentes às tecnologias educacionais não eram abordados. Além disso, vários p...

6 | CONSIDERAÇÕES FINAIS

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

A partir do objetivo geral, constatou-se a importância de reestruturar a formação docente inicial e continuada na perspectiva do desenvolvimento de competências para utilização de TDIC na Educação Básica. A investigação indicou algumas possibilidades de prepar...

REFERÊNCIAS

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 2

BASTOS, M. I. O desenvolvimento de competências em “TIC para a Educação” na formação de docentes na América Latina. In: O IMPACTO DAS TICS NA EDUCAÇÃO (Conferência), 2010, Brasília. TIC & Edu. Disponível em: <http://p ortaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materi...

RESUMO | ABSTRACT

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 3

RESUMO: Este artigo tem por objetivo identificar a utilização ou não das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por parte dos professores da área de História, no ensino fundamental II, em uma escola pública municipal da cidade de Inhumas - Goiás. A pesq...

1 | INTRODUÇÃO

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 3

Apresentamos no texto o resultado parcial da pesquisa de mestrado em Educação, em andamento. Na pesquisa investigamos o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) no ensino fundamental, na disciplina de História, partindo do pressuposto que a tecnolog...

2 | PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Educação e Tecnologias: Experiências, D... Capítulo 3

A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. A primeira etapa do estudo foi de cunho bibliográfico, a partir de referências teóricas publicadas em meios impressos e eletrônicos. “A pesquisa bibliográfica utiliza fontes constituídas por material já elaborado, con...