Ir para o conteúdo principal

INTEGRA - GESTÃO DE VÍNCULOS

Tipos de vínculos e setores responsáveis

 

Tipo de Vínculo Setor responsável pelo gerenciamento
Aluno cursos técnicos, cead, graduação, e pós graduação* Conecta*
Aluno Extensão DIPPE
Aluno FIC DIPPE
Aluno Pronatec Pronatec
Bolsista Extensão DIPPE
Bolsista Pronatec Pronatec
Docente Efetivo GGP
Docente Substituto GGP
Docente Visitante GGP
Docente Voluntário GGP
Estagiário GGP
Servidor aposentado GGP
TAE GGP
Terceirizados Fiscal de Contrato
Tutor/Professor CEAD Cead

* Os tipos de alunos que já são gerenciados pelo Conecta não precisão ser cadastrados no Integra. A data de início e fim do vínculo desses alunos é sincronizada diariamente com os dados informados no Conecta.

Solicitar um novo tipo de vínculo

Caso uma pessoa não seja apenas um visitante temporário, e tiver um tipo de vínculo que não esteja entre nenhum dos já cadastrados, basta abrir um chamado em https://servicosti.ouropreto.ifmg.edu.br solicitando o cadastro do novo tipo. O chamado deve informar o nome do tipo de vínculo e o setor que é responsável por ele.

Para que a pessoa não fique sem acesso até que o chamado seja respondido, basta cadastra-la como visitante no idIFMG. O acesso de um visitante expira após sete dias.

Acessar o sistema

Em um navegador web acesse https://integra.ouropreto.ifmg.edu.br, e digite seu usuário e senha do idIFMG.

image-1620753804593.png

Adicionar novo vínculo

Para cadastrar um novo vínculo acesse o menu Alunos se for um vínculo de aluno ou Gestão de Pessoas nos demais casos. Após selecione o tipo de vínculo.

image-1620763646526.pngApós a seleção será exibido as pessoas que possuem esse tipo de vínculo, e um botão para adicionar um nova pessoa a esse tipo de vínculo. Clique no botão Cadastrar novo.

image-1620764037017.png

Informe o CPF da pessoa e clique em Confirmar.

image-1620764137297.png

Caso já exista uma pessoa cadastrada com o CPF informado, será exibida a tela abaixo onde deve ser conferido se o nome e o CPF pertencem a pessoa que está sendo cadastrada. Se os dados estiverem corretos, informe a data em que o vínculo íniciou, a data prevista para o fim do vínculo se já houver, e clique em Adicionar novo vínculo.

image-1620764331154.pngOu caso ainda não exista uma pessoa com esse CPF, a tela abaixo será exibida onde deve ser prenchido o nome, e-mail, início do vínculo, fim do vínculo caso já esteja previsto. Após o preenchimento clique em confirmar.

Caso o tipo de vínculo possua, o sistema solicitará também o Siape. Essa informação será utilziada em outroas sistemas como o de gestão de frequência.

image-1620765171320.png

Em qualquer um dos casos, após o cadastro, uma mensagem de sucesso é exibida em verde como na imagem abaixo.

image-1620764483961.png

Após esse cadastro, a pessoa já pode criar seu idIFMG em https://idifmg.ouropreto.ifmg.edu.br/, para obter acesso aos serviços oferencidos pelo campus.

Finalizar um vínculo

A data do fim do vínculo pode ser informada ou alterada a qualquer momento desde que o vínculo já não esteja finalizado.

Acesse o menu Alunos se for um vínculo de aluno ou Gestão de Pessoas nos demais casos. Após siga os passos demostrados na imagem abaixo.

image-1620764660652.png

Informe a data em que o vínculo será encerrado. Caso o vínculo seja de um servidor efetivo, é necessário informar o motivo do fim do vínculo, é importante que esse campo seja preenchido corretamente pois define o que será feito com o acesso a e-mail e outros serviços desse usuário.

image-1620764736606.png

Após o preenchimento clique em alterar, uma mensagem de sucesso será exibida como na imagem abaixo.

image-1620764775230.png

Alterar os dados de uma pessoa

Caso após o cadastro seja necessário alterar dados como nome, e-mail, ou Siape, basta localizar a pesssoa em qualquer um dos tipos de vínculo que ela possua e clicar em alterar.

image-1620764923555.png

 

 

Relatar defeitos ou sugerir modificações

Para relatar defeitos ou sugerir modificações no sistema, abra uma chamado em https://servicosti.ouropreto.ifmg.edu.br