Ir para o conteúdo principal

O que é o ICPEdu?

A Infraestutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) é o serviço de certificação digital oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança. Leia mais sobre o ICPEdu.

CERTIFICADO PESSOAL

O Certificado Pessoal ICPEdu é a sua identidade virtual gratuita, emitida online e pode ser usado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

FINALIDADE

Permite que as instituições emitam, de forma automatizada, certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O Certificado pode ser usado para Assinaturas eletrônicas, Cifragem de documentos e Autenticação em serviços online.

VANTAGENS

Por permitir a assinatura de documentos digitais, possibilita a diminuição de documentos impressos ao mesmo tempo em que garante confiabilidade, confiabilidade e gratuidade aos processos.